Lâmpada Série

Lâmpada série montada

Construa passo a passo uma lâmpada série para a sua bancada de trabalho com eletrônica, este circuito garante maior segurança na hora de ligar à rede elétrica as suas montagens experimentais ou consertos realizados em aparelhos eletrônicos diversos

Sempre antes de ligar a energia no circuito, devemos conferir se a montagem ou o conserto foi realizado corretamente.

As vezes um erro passa despercebido e todo o trabalho fica comprometido, a consequência é vários componentes queimados porque não foi possível desliga-lo a tempo.

A solução é se utilizar de um pequeno circuito limitador de corrente para proteger o circuito em teste, uma lâmpada série.

O circuito

O circuito nada mais é que uma lâmpada incandescente de 100 ou 150 watts ligada em série com o nosso circuito em teste.

Componente montagem lâmpada série

Lista de materiais:
1 Lâmpada incandescente de 100 ou 150 watts/ 110 ou 220 volts (verifique a tensão da sua rede elétrica).
1 Metro de cabo pp 1,5 mm de espessura ou qualquer outro fio paralelo de capa dupla.
1 Soquete de porcelana para lâmpada.
1 Tomada.
1 Plug para tomada.
1 Base de madeira 15X15 cm. para a montagem do circuito.
4 Parafusos.

Iniciando a montagem da lâmpada série

Instale o plug em uma das pontas do cabo paralelo, abra o plug e fixe os fios apertando bem os parafusos de fixação.

Acomode os fios nos guias internos do plug e feche-o em seguida.

Montagem do plug

Agora instalamos a tomada juntamente com o soquete da lâmpada na outra ponta do cabo

Na outra ponta do cabo instalamos o soquete e a tomada onde serão conectados nossos circuitos em teste.

Primeiramente observe que o nosso cabo pp, tem um fio na cor marrom e outro na cor azul.
Ligue o fio azul diretamente num dos terminais da tomada.Ligue o fio marrom diretamente a um dos terminais do soquete da lâmpada.

Instalação soquete lâmpada tomada

Providencie um pedaço de fio com a mesma espessura do cabo (nosso fio laranja) e ligue o outro terminal da tomada diretamente ao outro terminal do soquete da lâmpada.

Preste atenção na espessura do cobre.

Ligação dos fios no soquete

Cuidado : Não deixe sobrar resto de fio nos parafusos de fixação do soquete, após apertar bem os parafusos corte os excessos o mais curto possível. veja a figura.

Fixação dos fios no soquete da lâmpada

Fixe o soquete da lâmpada e a tomada na base de madeira, acondicionando os fios corretamente nos recortes do soquete

Fixe a montagem na base de madeira com os parafusos adequados, acondicionando os fios nas ranhuras do soquete e da tomada.

Prenda o cabo com um prendedor de fio para que não possa haver o rompimento do cabo durante o uso da lâmpada série.

Em seguida recoloque a proteção de porcelana no soquete e rosqueie sem apertar muito.

Você pode montar a lâmpada série diretamente na bancada de trabalho, já que seu uso será constante.
Em seguida instale a lâmpada no soquete.

Fixação do circuito na base

Fixação do circuito na base madeira

Aqui está nossa lâmpada série pronta para ser testada.

ATENÇÃO : Antes de liga-la na rede elétrica tenha a certeza de que ligou os fios corretamente, confira tudo novamente.
Tudo OK, ligue a lâmpada série na rede elétrica, não deve acontecer nada, a lâmpada não deverá acender, se acender é porque algo está ligado errado…

Com um multímetro em AC, verifique a tensão na tomada deverá ser a mesma da rede elétrica de sua cidade (110 ou 220 volts).

Lâmpada série montagem final

A lâmpada série em funcionamento

Em seguida ligamos um circuito qualquer para comprovar o seu funcionamento.
Nós utilizamos para o teste um pequeno carregador de pilhas recarregáveis, note que seus leds estão indicando que está funcionando corretamente e a lâmpada série permanece com seu filamento apagado.
Isso indica que apenas uma pequena corrente está circulando pela lâmpada e alimenta normalmente o carregador.
Exemplo : Se o carregador tivesse algum componente com defeito que ocasionaria um consumo excessivo de corrente, a lâmpada passaria a avermelhar o filamento ou até acender por completo.
Na maioria dos casos quando ligarmos um aparelho na lâmpada série e a mesma acender e permanecer acessa é sinal que temos um problema no aparelho e devemos verificar antes de liga-lo diretamente a rede elétrica evitando um dano maior.

Lâmpada série em funcionamento

Simulando um curto-circuito

Na figura a baixo, simulamos um curto-circuito, isto é, introduzimos na tomada da lâmpada série um fio para simular um aparelho com problemas.

Lâmpada série curto-circuito

Veja que a lâmpada acendeu com brilho total e não aconteceu nenhum “estouro”, ao executar a simulação sem uma lâmpada série aconteceria um “estouro” enorme e o disjuntor do local iria desligar. A lâmpada série acesa continuamente nos indica que o aparelho ligado através dela está com um consumo elevado e pode estar com algum problema.

O uso da lâmpada série é indispensável quando queremos ligar um aparelho na rede elétrica, quando estamos consertando o mesmo. Após trocar os componentes defeituosos, precisamos liga-lo para ver se resolveu o problema, a lâmpada série limita a corrente elétrica que circula pelo aparelho ligado a ela impedindo que os componentes trocados se queimem no caso do defeito ainda não tenha sido completamente resolvido.

Este tipo de lâmpada série é usado somente nos aparelhos que são ligados diretamente a rede elétrica.

Importante: O valor em watts da lâmpada série está relacionado com a potência dos aparelhos que serão ligados nela. Isto é, na prática devemos ligar aparelhos que consomem a metade da potência da lâmpada, em outras palavras, se você utilizou uma lâmpada de 100 watts na montagem, ligue aparelhos de até 50 watts de consumo, já para uma lâmpada de 150 a 200 watts ligue aparelhos que consomem de 75 a 100 watts de potência. Se você ligar um aparelho de alta potência em uma lâmpada de baixa potência, a lâmpada acenderá mesmo que o aparelho não tenha problemas isso acontece porque a potência da lâmpada foi ultrapassada pelo consumo do aparelho ligado a ela.

Ao ligar na lâmpada série aparelhos de alta potência como monitores, fontes de computadores, aparelhos de som; a lâmpada acenderá por um instante e logo apaga-se, é devido a carga dos capacitores no circuito, após a carga a lâmpada praticamente se apaga ou fica com o filamento levemente avermelhado. Caso fique acesa constantemente, algo pode estar com problemas no aparelho.

Com o uso da lâmpada série na reparação de aparelhos eletrônicos, temos uma indicação visual do estado do circuito: alto consumo de corrente, em curto, ou acionando a proteção facilitando a solução do defeito.

Bom trabalho.

 

 

Autor: Olair Marcos

"De nada vale o conhecimento adquirido se não compartilharmos com os outros."