Controle de temperatura ferro de solda

Projeto redutor temperatura ferro solda

Monte facilmente um redutor de temperatura para o ferro de solda.

Economize energia elétrica e prolongue a vida útil da resistência e da ponteira do ferro de solda.
Com este circuito você poderá reduzir a temperatura de ferros de solda de até 150 Watts de potência em 50% e realizar trabalhos delicados em placas de circuito impresso e montagens de circuitos eletrônicos.

Geralmente utilizamos na bancada um ferro de solda com potência de 40 a 60 Watts.

Grande parte do tempo o ferro de solda é mantido quente pronto para uma eventual solda, deste modo estamos desperdiçando energia elétrica e reduzindo a vida útil do equipamento.

O circuito proposto é simples, com apenas um toque na chave conseguimos reduzir a temperatura do ferro de solda pela metade, deste modo podemos economizar energia elétrica, aumentar a vida útil do equipamento e ainda realizar trabalhos delicados em circuitos eletrônicos sensíveis a alta temperatura.

Lista materiais projeto redutor temperatura ferro solda

Lista de materiais:

1 tomada
1 Plug de tomada
1 Chave L/D (paralela)
1 metro cabo força
1 Diodo 1N5406 ou 1N5408
1 Base madeira
Parafusos

Opcional:
1 Diodo 1N4007
1 Resistor 47K 3W (metal film)
1 LED 3mm verde

O esquema

Diagrama eletrônico projeto redutor temperatura ferro solda

O circuito composto pelo diodo 1N4007, o LED verde e o resistor de 47K/3W é opcional.
O led indicador acende quando o redutor de temperatura estiver acionado.

Análise dos materiais

O material necessário para a montagem do redutor de temperatura é facilmente encontrado em lojas de material elétrico e eletrônico. Caso não encontrar, procure o resistor e os diodos em monitores ou fontes de PC abandonadas, o led verde poderá ser encontrado em monitores ou hub sucateados.
Dê preferência para materiais de boa qualidade, no caso de componentes reciclados, teste-os antes de utiliza-los.

Tomada frente

Tomada verso

Dê preferência para tomada maiores (mais altas) caso pretenda montar o circuito indicador, quando o redutor de temperatura tiver acionado.

Chave comutadora

Chave comutadora verso

A chave comutadora deverá ser do tipo (paralela) com 3 pinos, isto é, tanto liga numa posição como na outra posição. Esta chave tem a função de ativar e desativar o redutor de temperatura do ferro de solda.

Atenção: O ferro de solda sempre estará energizado quando conectado a rede elétrica.

Cabo de energia

Base madeira

Para maior segurança utilize um cabo de capa dupla (cabo PP 2×1,5mm), poderá utilizar um cabo reaproveitado de aparelhos reciclados. A base de madeira no tamanho de 10×10 cm., é suficiente para a montagem.
Após montado, o redutor de temperatura para o ferro de solda, poderá ser instalado diretamente na bancada de trabalho, para isso instale-o no local onde o ferro de solda permanece conectado a rede elétrica.

Opcional

Led verde mini

Diodo retificador 1n4007

Resistor metal film 47K 3w

Caso queira montar um indicador luminoso, para visualizar quando o redutor de temperatura está acionado.
Os componentes necessários são: 1 LED 3mm verde, 1 diodo 1n4007 e 1 resistor de 47K 3W (amarelo, violeta, laranja) de metal film.

O circuito proposto é simples, trata-se de um led verde conectado ao redutor que acenderá quando o redutor estará ativo.

A montagem do redutor de temperatura.

Instalação diodo na chave

Inicie a montagem do projeto, instalando o diodo 1N5408 diretamente nos terminais da chave, para isso solte os parafusos dos terminais e introduza o diodo nos orifícios dos terminais da chave, aperte até fixar. Não é necessário se preocupar com o lado da chave.

Instalação cabo energia

O próximo passo é ligar o cabo de força na chave e na tomada. O cabo de força possui um fio marrom e um fio azul, ligamos o fio marrom no terminar central da chave e o fio azul em um dos terminais da tomada. Para isso solte o parafuso do terminal da tomada e introduza o fio com a ponta desencapada no orifício da tomada, aperte o parafuso até fixar.

Instalação final

A seguir, providencie um pedaço de fio com a mesma espessura que o cabo de força (1,5 mm). Ligue o fio ( nosso fio laranja) junto com o terminal katodo (K) do diodo 1N5408 (observe a faixa impressa no corpo do diodo), a outra ponta conecte ao terminal da tomada.

Pronto. O redutor de temperatura do ferro de solda já está montado e pronto para funcionar. Confira novamente as ligações antes de ligar.

Projeto redutor temperatura ferro solda montado

Caso o leitor opte por não instalar o indicador luminoso no projeto, já podemos fixar a chave e a tomada na base de madeira e começar a sua utilização.

Como funciona o circuito

Atenção: Este projeto é desenvolvido para a redução de temperatura de ferros de solda com potência máxima de 150w para redes de 110 ou 220V. Não ligue outros equipamentos, motores, etc… com a finalidade de reduzir seu consumo, o seu funcionamento ficará comprometido e poderá danifica-los.

Redutor desativado

Redutor temperatura ferro solda desativado

Quando a chave está na posição 2, a corrente elétrica alternada (AC) proveniente da rede elétrica será aplicada diretamente na tomada do circuito, não sofrendo nenhum controle, assim, o ferro de solda atinge a temperatura máxima.

Redutor ativado

Redutor temperatura ferro solda ativado

Quando a chave está na posição 1, a corrente elétrica AC, proveniente da rede elétrica passará pelo diodo 1N5408, nesta configuração o diodo bloqueia os semi ciclos negativos da corrente alternada, passando apenas os semi ciclos positivos, que serão aplicados a tomada de saída.
Deste modo o ferro de solda recebe metade da energia necessária para atingir a temperatura máxima, ficando a meia temperatura.
No momento que precisar mais potência, basta acionar a chave e em poucos segundos o ferro atinge a sua temperatura máxima.

Exemplo: Se o ferro for de 60W, com o redutor acionado teremos metade da temperatura, ou seja 30W, temperatura necessária para realizar trabalhos mais delicados em circuitos eletrônicos.

Ferro de solda

Ao manter o ferro de solda a meia temperatura, prolongamos a vida útil da resistência interna, a ponta não se deteriorará devido ao calor constante quando o soldador não está sendo utilizado.

OPCIONAL

Instalando um indicador de redutor de temperatura ativado.

O circuito é simples, é composto apenas por um LED, um diodo 1N4007 e um resistor de metal film de 47K 3W.

Led verde

Solde nos  terminais do led verde dois pedaços de fio fino de aprox. 10cm. O LED é um componente polarizado, isto é, o lado negativo (fio preto) é o terminal mais curto, ou observe um chanfro no corpo do led (lado achatado).

Furo tomada

Faça um furinho, utilizando uma broca de 3 mm num canto da tomada.

Instalação do resistor 47K 3w

Fixe um dos terminais do resistor de 47K juntamente com o fio azul na tomada de saída. O outro terminal do resistor solde diretamente no fio preto do LED, no terminal katodo (K). Fixe o resistor de 47K que fique afastado das partes plásticas da tomada, o resistor trabalha levemente aquecido, você poderá utilizar uma gota de cola de borracha de silicone para fixar o resistor.

Instalação diodo 1n4007

O próximo passo é fixar o terminal Anodo (A) do diodo 1N4007 juntamente com o terminal Anodo (A) do diodo 1N5408, observe as faixas dos diodos na figura.
Em seguida solde no terminal katodo (K) do diodo 1N4007 no fio vermelho e ao terminal Anodo (A) do LED. Você poderá utilizar uma gota de cola borracha de silicone para fixar corretamente o diodo dentro da chave.

Montagem indicador final verso

Antes de ligar confira todas as ligações de acordo a figura. Clique na figura para aumentar.

Redutor temperatura ferro solda desativado

Redutor de temperatura desativado.

Fixe a chave e a tomada na base de madeira, acondicione os fios nas ranhuras da chave e da tomada e aperte totalmente os parafusos. Você poderá instalar o conjunto diretamente na bancada de trabalho.

Redutor temperatura ferro solda ativado

Redutor de temperatura ativado.

Como funciona o indicador luminoso.

Redutor temperatura ferro solda ativado

Quando a chave está na posição 1 (redutor ativo) a corrente elétrica AC, é aplicada ao diodo 1N5408 e também será aplicada ao diodo 1N4007, nesta configuração somente os semi ciclos positivos passam pelo diodo e chegam ao led verde, o led polarizado diretamente (correto) acenderá. A corrente que percorre o LED é limitada pelo resistor de 47K 3W.

Quando a chave está na posição 2 (redutor desativado), o diodo 1N5408 passa a conduzir apenas os semi ciclos negativos da corrente AC, este semi ciclos negativos chegam até o diodo 1N4007 que são bloqueados, pois o diodo nesta configuração deixa somente passar os semi ciclos positivos da corrente elétrica AC. Neste momento nenhuma corrente percorre o led e ele se mantém apagado.

Atenção:  Confira todas as ligações dos componentes antes de ligar o circuito a rede elétrica.
Você poderá utilizar este redutor de temperatura para ferro de solda em redes de 110 ou 220V sem nenhuma alteração no circuito. Bom trabalho.

Autor: Olair Marcos

"De nada vale o conhecimento adquirido se não compartilharmos com os outros."